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A verdade sobre a ponte São Geraldo-Xambioá, que mesmo concluída não é utilizada

A ponte sobre o rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA) está no centro da mais recente polêmica entre lulistas e bolsonaristas. Um vídeo que circula nas redes sociais diz que a ponte está com sua estrutura totalmente concluída há dois anos, contudo, nenhum carro pode trafegar na via por falta dos acessos nas duas margens do rio.


Replicado pelo presidente Bolsonaro, o vídeo da discórdia já acumula mais de um milhão de visualizações e quase 200 mil curtidas. As autoproclamadas "agências checadoras" apressaram-se em rotular como "falso" o conteúdo do vídeo. Mas não é bem assim.


Escaldado pelos recentes revezes nas redes sociais, o governo Lula também tratou de responder à oposição. Renan Filho, ministro dos Transportes, garantiu que a ponte será entregue até junho deste ano e acusou o ex-presidente de omitir informações. “O que Bolsonaro omite para enganar é que ele deixou esta obra inacabada”, declarou o ministro.


Segundo Renan, o governo do presidente Bolsonaro teria deixado cerca de 40% da obra concluída e que o restante coube ao atual governo concluir. O filho de Renan Calheiros garante que em junho a ponte será entregue ao público.


Pode ser que Renan esteja falando a verdade, mas o passado autoriza duvidar.




Outubro veio e passou; o governo postergou a liberação para novembro; novembro também passou e nada de acesso ou de rampa. Já estamos em fevereiro de 2025 e não parece haver qualquer movimentação na área que sugira o prossegumento da construção dos acessos ou das rampas provisórias.


A ponte da discórdia


A ponte sobre o rio Araguaia, ligando o Pará ao Tocantins, teve seu termo de compromisso assinado em 2017, no governo de Michel Temer, sua execução somente começou em 2020 e custou até agora R$ 233 milhões, dinheiro do contribuinte que está empatado em uma obra inconclusa.


Por sua localização estratégica, a ponte sobre o Araguaia é um dos principais eixos de escoamento da produção do Pará e do Tocantins e quando estiver em operação vai baratear o frete de cargas e o transporte de passageiros na região, que ainda hoje é feito através de balsas a um custo altíssimo.


Com 1.727 metros de extensão, 12 metros de largura de pista e acostamento, e calçadas com 1,5m de largura de cada lado, a ponte sobre o Araguaia será capaz de suportar tráfego pesado, estimado em mais de 2.000 veículos diariamente, desde que o governo Lula tenha a capacidade de construir duas simples rampas em suas cabeceiras. Não parece muito o que se pede.


Veja o vídeo, a seguir:


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