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De máquina que dedura idade a carro autônomo. Teve de tudo na CES-2025

A Consumer Electronics Show (CES) 2025, o evento de tecnologia mais influente do mundo, aconteceu de 7 a 10 de janeiro, em Las Vegas (NV) e recebeu mais de 141.000 participantes de todo o mundo. Com 4.500 expositores, a CES 2025 recepcionou cerca de 1.400 startups, além das gigantes da tecnologia e inovação como Nvidia, Samsung, Sony, Delta Air Lines, Honda, Volvo, Panasonic e L’Oréal.


Nesta edição da CES 2025, o Grupo L’Oréal apresentou ao mercado um dispositivo capaz de analisar a pele humana e identificar sinais de envelhecimento biológico em apenas cinco minutos.

O “L’Oréal Cell BioPrint” (na foto ao lado), é um aparelho portátil, ou seja, pode ser levado para qualquer ambiente com facilidade, e funciona a partir de uma técnica que analisa as proteínas do organismo humano, a proteômica avançada.


Para utilizar o dispositivo, o usuário precisa colocar uma fita facial na bochecha e, em seguida, levar a fita à solução tampão. Depois, basta carregar o cartucho do L’Oréal Cell BioPrint com a solução e inseri-lo na máquina para análise.


Enquanto a amostra é processada, o Skin Connect captura várias imagens do rosto do usuário e recomenda o que fazer. A tecnologia foi possibilitada pela Longevity Integrative Science, projeto do Grupo L’Oréal que estuda a relação dos mecanismos do corpo humano com a aparência da pele, em parceria exclusiva com coreana NanoEnTek.


Outra novidade é o Hypershell Carbon X (foto), primeiro exoesqueleto para atividades ao ar livre do mundo. Ele combina robótica de última geração, ergonomia e IA em um formato compacto para permitir ao usuário ir mais longe. Ele é equipado com sistema de motor de exoesqueleto M-One capaz de gerar uma potência de até 800 W para reduzir o esforço físico dos usuários. Seu design ergonômico é ultraleve e utiliza o algoritmo AI MotionEngine, que detecta movimentos e alterna entre 10 modos de assistência em tempo real.


A Sony e a Honda, contudo, se destacaram ao apresentar o carro com IA. Quando as duas gigantes anunciaram sua joint venture garantiram que fariam um carro elétrico altamente tecnológico e conduzido por IA. O Afeela mostra que, desde 2020, quando o primeiro protótipo foi apresentado, o projeto saiu do campo dos conceitos e tornou-se um produto real.


Ao custo de pouco menos que 90 mil dólares, já é possível ter na garagem este sedan de luxo que aprende suas rotinas – como o percurso entre casa e trabalho, por exemplo – e é capaz de programar até mesmo viagens mais longas, em estradas e rodovias.


Mas a ideia da Sony e da Honda nunca foi apenas oferecer um carro elétrico, mas um veículo autônomo, que funciona como uma sala de estar em movimento.


Para prescindir do motorista, o Afeela é cravejado de sensores. São 40 desses instrumentos espalhados por todo o veículo que fazem uma varredura completa e permanente da região em torno e permitem ao carro se adaptar ao ritmo do tráfego ou às condições do terreno.


Por enquanto, apenas moradores da Califórnia podem reservar o Afeela, mas logo o autônomo chegará às ruas das principais cidades americanas e, provavelmente, daí ganhará o mundo.

 

É assim que a CES se afirma como o salão onde brilham as tendências de inovação e tecnologia que moldam o futuro. Na definição de Gary Shapiro, CEO e vice-presidente da Consumer Technology Association (CTA), proprietária e produtora da CES, “a CES é onde a inovação ganha vida”. Ele está absolutamente certo.

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