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Ferrovia Carajás bate recorde de passageiros e ganha prêmio da ANTT

Depois de fechar o acordo com o governo federal referente à exploração da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a Vale comemora outras duas boas notícias: a EFC bateu recorde de transportes de passageiros em 2024 e venceu o Prêmio Destaques da ANTT, na categoria “Vias Seguras”.

Em 2024, foram mais 423 mil pessoas transportadas pela EFC, o maior número desde que o transporte começou a ser oferecido em 1986. O total de passageiros de 2024 é cerca de 28% superior ao registrado em 2019, ano que antecedeu a pandemia. Naquele ano, foram 329 mil pessoas.

A partir de 2027, o trem de passageiros terá frequência diária nos dois sentidos. Ou seja, um trem percorrerá o sentido Parauapebas – São Luís; o outro fará o sentido contrário, no mesmo dia. Hoje, o trem circula em dias alternados, saindo de Parauapebas às terças, sextas e aos domingos, às 6h, com chegada prevista em São Luís para às 22h00. O trem retorna nos demais dias, partindo de São Luís às 8h e chegando em Parauapebas por volta das 23h50. Às quartas, o trem passa por manutenção em São Luís e não circula.


Monitoramento e Segurança


Segundo a ANTT, a EFC, que partindo de Parauapebas percorre 27 cidades entre os estados do Pará e Maranhão, foi capaz de tornar mais segura sua operação ao usar monitoramento inteligente e redução de riscos em passagens em nível.


Parte das passagens em nível da EFC são equipadas com cancelas automáticas e câmeras especiais, que operam com ajuda de um software de inteligência artificial, conectadas a um Centro de Controle que funciona 24h. As câmeras conseguem detectar objetos ou obstáculos nas passagens e emitir alertas em tempo real para o Centro. A partir do alerta, os controladores podem, por exemplo, reduzir a velocidade dos trens, enviar equipe de solo ou mesmo paralisar a circulação.


Mas o uso de Inteligência Artificial na EFC vai além de controlar cancelas e monitorar trilhos.


A Vale também utiliza Inteligência Artificial para gerenciar a manutenção da frota de 300 locomotivas e cerca de 20 mil vagões. O processo utiliza sensores de monitoramento instalados ao lado da via - chamados de waysides - e veículos de inspeção.


Utilizando parâmetros como temperatura, ruído, dimensional via laser, ultrassom e vídeo imagem, os sistemas de monitoramento dizem exatamente a condição de cada locomotiva, vagão e trilho e qual deles precisa de manutenção ou substituição.

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